quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Nossa primeira reunião pedagógica realizada em 01/02/2011 foi bem divertida.
Confesso que estava com saudades.


Dinâmica
Quanto tempo eu tenho?














Professor João Paulo: A maior espectativa do grupo


Dinâmica: “Expectativas em alta”
Objetivo: Essa dinâmica serve para descontrair e alinhar as expectativas do grupo.
Material: balão (bexiga) vazia, pedaço de papel e caneta, fichas coloridas.
Procedimento: Distribuir para cada participante uma bexiga vazia e um pedaço de papel. Pedir que escrevam uma palavra que resuma o que eles esperam para o ano (2011). Pedir que coloquem o papel dobrado na bexiga, encham e deem um nó na ponta. Agora com uma música animada ao fundo, pedir que eles joguem as bexigas para o alto e não deixem cair (Estimular para que não deixem a expectativa cair!). Rapidamente todos ficam muito descontraídos e as bexigas misturadas. Parar a música, pedir para que cada um estoure uma bexiga e leia o papel. Cada expectativa será anotada numa ficha. Colar as fichas em um cartaz. Ao final do ano, verificar com o grupo quais as expectativas alcançadas.



































Objetivo: Provocar a saída de si mesmo (desinibição) e o conhecimento do outro.

Material: Som com música alegre, caixa de fósforos, um cartaz ou fichas - nome, turma, experiência profissional, uma mensagem, etc. (Pode-se criar outras conforme o objetivo proposto).

Desenvolvimento:

1. Todos, em círculo, o facilitador distribui um palito de fósforo, não usado. As fichas devem estar em lugar visível (pode ser no centro do círculo).

2. Pedir a um participante que risque o fósforo. Enquanto o fósforo estiver aceso, vai se apresentando, falando de si.

3. Cuidar para que ele fale só o tempo em que o fósforo estiver aceso.


Discussão: Conseguimos expressar os pontos mais importantes na nossa apresentação? Como me senti? É fácil falar de nós mesmos? O que significa um fósforo aceso? (marcando tempo) O que significa o fogo? (iluminando).

Resultado esperado: Ter feito uma reflexão sobre o tempo que estamos na terra e o que podemos ser para os outros. A maneira como eu utilizo o fósforo é a nossa própria vida. Analisar todas as situações que aparecem durante a dinâmica.
Fonte: Ronildo Rocha, Catolé do Rocha, PB.

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