domingo, 30 de janeiro de 2011

Adaptação Escolar

O Primeiro dia de aulas



Toda a criança, seja qual for sua história e sua idade, terá que enfrentar o primeiro dia de aulas e esta experiência acarreta ansiedade e insegurança. Afastar-se do aconchego do lar e enfrentar o desconhecido significa um grande salto na vida de qualquer criança. O ingresso na vida escolar representa um passo muito grande em direcção à independência. Uma criança que esteja a passar pela primeira vez por esta experiência poderá sentir-se muito angustiada porque não consegue prever os benefícios que estão por vir. E é natural surgir estes sintomas, mas os pais não precisam ficar aflitos, porque costumam ser passageiros. Esta é mais uma fase que exigirá um período de adaptação. Geralmente as mães experimentam algum sentimento de culpa por deixar o seu filho na escola. Esqueça: estudos atuais recomendam enfaticamente a pré-escola desde muito cedo.
As crianças crescem muito rapidamente e os pais estão divididos entre a alegria de ver seu filho tornar-se cada vez mais independente e a nostalgia do "bebê" dos primeiros dias. Não o deixe confuso, pois ele precisa confiar em si e precisa da sua ajuda. A criança geralmente também experimenta uma certa ansiedade nesta ocasião, portanto não deixe que a sua insegurança o contamine. Nada de ficar a choramingar e dizer "a mamãe não queria te deixar aqui, mas precisa trabalhar..." Contenha-se.
É recomendável que leve o seu filho para conhecer a escola antes do primeiro dia de aulas. Não crie expectativas exageradas a respeito do tal "primeiro dia", pois ele pode ser frustrante... Há sempre crianças a chorar e mães ansiosas; atue com naturalidade...e na verdade, é natural!
Deixe claro ao seu filho que ele terá tempo para a adaptação... é normal que algumas crianças chorem e também é normal que outras crianças digam "tchau" para a mãe e entrem a correr... Nesse caso, muitas vezes quem precisa de adaptação é a mamãe, pois pode pensar que seu filho não é muito ligado a ela...
A definição de "apego seguro" é bastante clara: quanto mais segura a criança se sentir a respeito do amor de seus pais, tanto mais facilmente ela consegue separar-se deles por algum tempo, pois tem a certeza de que eles voltarão! Crianças muito agarradas com a mãe e que fazem dramas em pequenas separações, podem estar a experienciar o que se chama "apego inseguro", pois pensam que a mãe pode desaparecer para sempre a cada pequena separação. Avalie sua relação com seu filho. Mesmo que a escola permita a sua presença nos primeiros dias, lembre-se que você está lá para transmitir confiança e ajudar na adaptação do seu filho, mas não queira ser a professora! Em boas escolas as professoras são especialmente preparadas para tais situações.


(Artigo elaborado pelo Dr. J. Miguel Rebelo, psicólogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam-me sentir que não estou a falar sozinha! Comente!